
A INFLUÊNCIA DA CONCEPÇÃO EPISTEMOLÓGICA/FILOSÓFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PARA A PERCEPÇÃO DA ORGANIZAÇÃO NA QUAL SE ESTRUTURA A BIOLOGIA NA ACADEMIA E NO ENSINO
2019; Editora Izabela Hendrix; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15601/f@d.v11i2.1941
ISSN2237-0587
AutoresMarco Aurélio Nicolato Peixoto,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoA organizacao e ensino da biologia possui orientacao epistemologica que influi na formacao da identidade docente e para o ensino. Objetivou-se analisar o curso de licenciatura em Ciencias Biologicas em relacao a disciplina filosofia para a discussao dessas questoes. A metodologia contou com analise documental e observacao participante em dois campus de Institutos Federais de regioes distintas do Brasil. Os resultados indicam a inexistencia de discussao especifica para a graduacao referente a concepcao epistemologica e suas implicacoes na organizacao e o ensino da biologia. Conclui-se ser necessaria uma enfase nos processos que possibilitam compreender a integralidade do ensino das ciencias cuja logica epistemologica subjetiva deve estar explicita nas ementas e discussoes da disciplina de filosofia na formacao docente em biologia.
Referência(s)