Artigo Produção Nacional Revisado por pares

A INFLUÊNCIA DA CONCEPÇÃO EPISTEMOLÓGICA/FILOSÓFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PARA A PERCEPÇÃO DA ORGANIZAÇÃO NA QUAL SE ESTRUTURA A BIOLOGIA NA ACADEMIA E NO ENSINO

2019; Editora Izabela Hendrix; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15601/f@d.v11i2.1941

ISSN

2237-0587

Autores

Marco Aurélio Nicolato Peixoto,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A organizacao e ensino da biologia possui orientacao epistemologica que influi na formacao da identidade docente e para o ensino. Objetivou-se analisar o curso de licenciatura em Ciencias Biologicas em relacao a disciplina filosofia para a discussao dessas questoes. A metodologia contou com analise documental e observacao participante em dois campus de Institutos Federais de regioes distintas do Brasil. Os resultados indicam a inexistencia de discussao especifica para a graduacao referente a concepcao epistemologica e suas implicacoes na organizacao e o ensino da biologia. Conclui-se ser necessaria uma enfase nos processos que possibilitam compreender a integralidade do ensino das ciencias cuja logica epistemologica subjetiva deve estar explicita nas ementas e discussoes da disciplina de filosofia na formacao docente em biologia.

Referência(s)
Altmetric
PlumX