
“Jogos de tinta”, semelhanças, imagens dialéticas: Walter Benjamin e a pintura chinesa
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 6; Issue: 11 Linguagem: Português
10.34024/limiar.2019.v6.9761
ISSN2318-423X
Autores Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoTrata-se de revisitar, a partir de um texto de Walter Benjamin sobre pinturas chinesas, as relações tecidas pelo filósofo entre certos aspectos intrínsecos a tais pinturas e algumas de suas concepções, tais como imagem dialética, semelhanças, dentre outras relativas à problemática das transformações modernas na estrutura da percepção. Por meio da reconstituição dos passos de Benjamin em suas considerações acerca da pintura chinesa, pretende-se conectá-las a seus próprios desenvolvimentos teóricos, de modo a desvelar a “iluminação recíproca” – a pintura chinesa auxilia na iluminação dos conceitos benjaminianos, do mesmo modo que estes auxiliam na compreensão dela – que orienta a argumentação exposta por ele.
Referência(s)