
PROGRAMAÇÃO NO SCRATCH NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA POSSIBILIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS
2019; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.99484
ISSN1679-1916
AutoresBruno Silveira Corrêa, Márcia Rodrigues Notare,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoNeste artigo analisam-se as contribuições do software Scratch no desenvolvimento de conceitos matemáticos que se apresentam durante o processo de programação. A pesquisa foi desenvolvida com oito alunos de 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Porto Alegre. Trata-se de uma pesquisa cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento de práticas que envolvam ambientes de programação que possibilitem a construção de conceitos matemáticos. Para análise dos dados foi utilizada a teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, que permitiu compreender o desenvolvimento do pensamento do aluno, do fazer ao compreender, e a teoria Construcionista de Seymour Papert. Os resultados apontam para o desenvolvimento de habilidades matemáticas desenvolvidas durante a manipulação do software em atividade de programação de forma coletiva ou individual, além da apropriação da linguagem de programação do software Scratch.
Referência(s)