
Entre laços e gravatas: gênero e animais de companhia
2019; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2318-6933
AutoresJuliana Abonizio, Eveline Baptistella, Susana Costa,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoAo serem considerados individuos e ganharem nome e espaco na organizacao familiar, os animais eleitos para o afeto sao alvo de expectativas e projecoes de genero e, para compreender como tal fenomeno ocorre, utilizamos tres estrategias metodologicas: 1 - observacao participante e conversas informais com tutores, tendo como criterio de selecao estabelecimentos comerciais de produtos para animais de estimacao localizados em Cuiaba - capital do estado de Mato Grosso, escolhidos pelo porte; 2 - entrevistas com atendentes e medicos veterinarios; 3 - classificacao dos objetos vendidos para os animais de acordo com o genero. Por haver mais objetos, tais como roupas e acessorios, dirigidos a caes, restringimos a analise a essa especie. A pesquisa foi realizada entre 2015 e 2017 como parte de um projeto maior intitulado: O lugar social dos animais na sociedade contemporânea. Atraves dos dados construidos, observamos como os objetos refletem as expectativas dos tutores sobre os atributos de masculinidade e feminilidade dos animais tutelados numa concepcao binaria de genero. Os produtos dirigidos as femeas destacam-se pela predominância da cor rosa e por lacos e presilhas para cabeca, vestidos e saias, alem de pecas com brilhos. Para os machos, sao ofertados produtos que objetificam a nocao de masculinidade, tais como gravatas, camisetas de times de futebol e replicas de uniformes de profissoes ocupadas tradicionalmente por homens, como policial, bombeiro e seguranca.
Referência(s)