Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensaio sobre o Tinder:

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 4; Issue: 7 Linguagem: Português

10.34024/limiar.2017.v4.9221

ISSN

2318-423X

Autores

Thiago Ferreira Lion,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

Este artigo aborda os aplicativos de encontro em geral e o Tinder em particular, principalmente a partir da análise da mercadoria de Marx e tópicos específicos da teoria de Hegel. A mediação entre pessoas, seja operada por rituais, pela mercadoria ou por aplicativos, é analisada para revelar seus efeitos na estrutura que orienta as relações de gênero, revelando, por exemplo, o padrão de flerte em uma “balada” como tipicamente capitalista. O virtual é abordado como desenvolvimento da “matematização” da realidade pela mercadoria, gerando um novo nível de atomização e enfraquecimento dos laços humanos. Este processo também se coloca como “atomização sexual”, o que pode explicar a diminuição da atividade sexual dos jovens e o deslocamento para formas como a pornografia. A oposição entre masculino/atividade e feminino/passividade analisada por Freud e Scholz abre espaço para considerar a existência de uma espécie de mercado libidinal com base na escassez e a possibilidade de uma nova e abundante economia sexual.

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