Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação Emancipadora E Justiça: Como A Argentina Alcança A Maturidade Política Na Trilha De Paulo Freire

2020; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

10.29247/2358-260x.2019v6i2.p38-50

ISSN

2358-260X

Autores

Plínio Antônio Britto Gentil,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Esta pesquisa realiza uma aproximação dos princípios da educação traçados por Paulo Freire com um relato, obtido pelo autor por meio de pesquisa de campo e bibliográfica, de como a Argentina enfrenta um problema que a infelicitou durante sua mais recente ditadura militar: o terrorismo de Estado, sistemática violação de direitos humanos praticada contra opositores, oficialmente patrocinada. Utilizando saberes extraídos da principiologia freireana, que considera toda educação uma ação política, o povo e as instituições daquele país superaram uma fase de identificação com o opressor e de falta de crenjça em si mesmos, alcançando um estágio de maturidade e autonomia que lhes possibilita processar e julgar criminalmente os violadores, promovendo dessa forma um reencontro do Estado com a nação. A consciência de que a paz só é possível com justiça e que não há justiça na impunidade sedimentou-se nas camadas engajadas da população argentina, sendo perceptível até mesmo nos pronunciamentos públicos de educadores, que expressamente vinculam sua emancipação, como aprendizes de elementos culturais permanentemente intercambiados, à capacidade de aplicar a lei penal aos seus algozes e fazer justiça.

Referência(s)