Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Mapeamento Sistemático sobre Plataformas de Ensino da Língua Japonesa

2019; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.99424

ISSN

1679-1916

Autores

Karoline Neves Bernardo, Danielle Rousy Dias da Silva,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Estudar uma segunda ou terceira língua é uma coisa comum nos dias atuais. Algumas pessoas, seja por afinidade com a cultura, oportunidades de emprego ou por querer aprender uma língua diferente, escolhem aprender a língua Japonesa. Para atender essa demanda que veio crescendo nas últimas décadas, foram desenvolvidos softwares para o ensino de língua, que são opções mais versáteis e mais acessíveis do que as aulas tradicionais. Para desenvolver novos softwares e aplicações, é necessário compreender o estado da arte nesta área. Este trabalho tem como objetivo analisar e compreender o que tem sido desenvolvido nos últimos cinco anos em relação às plataformas computacionais para o aprendizado da língua japonesa. Para atingir este objetivo, foi feito um estudo exploratório através de mapeamento sistemático. Após o processo do mapeamento chegamos à conclusões à respeito do aspecto da língua ensinada, metodologia de ensino, público-alvo, tecnologias utilizadas e presença de adaptação, traçando o panorama geral e identificando áreas a serem exploradas futuramente.

Referência(s)
Altmetric
PlumX