Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Juventude LGBTQI+ e a educação

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 58; Issue: 55 Linguagem: Português

10.21680/1981-1802.2020v58n55id18932

ISSN

1981-1802

Autores

Maria Heloisa Melo Cardoso, Dinamara García Feldens, Marizete Lucini,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

A ordem normativa da escola, a disciplina e o controle da juventude, caracterizam a Pedagogia conservadora de Herbart, que ainda se mantém presente nas salas de aula brasileiras. Assim, este estudo tem o objetivo de abordar a noção de educação desenvolvida por Herbart, especificamente no que diz respeito ao governo das crianças, e a compreensão da condição da juventude LGBTQI+ sob o enfoque das políticas inclusivas. Para tanto, percorre-se uma discussão conceitual, desenvolvendo um estudo explicativo conduzido à luz das reflexões teóricas que, pela abrangência de origem e de foco, representam uma amostra variada da produção relativa à temática aqui apresentada. Os resultados obtidos evidenciam que a normalização da sexualidade é traduzida por regras sociais que influenciam a sociedade e todos que dela fazem parte, inclusive a escola. Este estudo aponta as políticas inclusivas como um possível caminho a percorrer, pela escola, para lidar com as diferenças no campo do gênero e da sexualidade.

Referência(s)