Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Sobre a ideia de uma teologia da cultura de consumo - Ensaio de um olhar tillichiano sobre a cultura de consumo

2020; UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15603/1677-2644/correlatio.v18n2p123-172

ISSN

1677-2644

Autores

Victor Siqueira Santos,

Tópico(s)

Religious and Theological Studies

Resumo

Este ensaio visa apontar um caminho para a construção de uma teologia da cultura de consumo a partir da teologia da cultura de Paul Tillich. Para tal, o primeiro objetivo será entender, pelo viés antropológico, o que é e quais são as principais características da chamada cultura de consumo. Após, então, é pretendido mostrar a teologia da cultura de Paul Tillich como uma que visa superar a separação entre cultura e religião defendendo que toda e qualquer criação cultural é capaz de trazer consigo um conteúdo religioso. Portanto, é tarefa da teologia da cultura analisar tais manifestações culturais sempre do ponto de vista de seu conteúdo substancial (Gehalt). Como delimitação necessária, será considerado como fundamento teórico o texto Über die Idee einer Theologie der Kultur (Sobre a ideia de uma teologia da cultura), proferido por Tillich em 16 de abril de 1919 à Sociedade Kantiana de Berlim, visto que esta conferência é a primeira aparição pública de sua teologia da cultura. A hipótese consiste, por fim, em mostrar que, a partir da teologia tillichiana, é possível afirmar a cultura de consumo como uma esfera cultural que absolutiza o caráter autônomo da cultura, travestindo-a de teonomia.

Referência(s)
Altmetric
PlumX