Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Quando a pedagogia toma posição ou o que aprendemos diante das imagens dos homens do triângulo rosa?

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 1; Issue: 11 Linguagem: Português

10.9771/peri.v1i11.29218

ISSN

2358-0844

Autores

Gregory da Silva Balthazar,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Inspirado em Berlot Brecht, problematizarei, com o presente texto, o lugar da imagem na construção de uma pedagogia que toma posição, isto é, um processo de aprendizagem pela imagem que nos provoca a criar linhas de resistência às sombras do autoritarismo de nosso tempo. Com efeito, proponho uma análise do filme Bent de Sean Mathias (1997), em dois movimentos metodológicos fundamentais: o lugar das imagens na luta pela memória das dores dos homens do triângulo rosa sob o nazismo e, inseparável disso, o gesto ético que estas imagens nos demandam assumir hoje.

Referência(s)
Altmetric
PlumX