
Jornalistas da economia e homens das finanças: Fascinação, ascendência e ilusão profissional
2020; Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara; Volume: 24; Issue: 47 Linguagem: Português
10.52780/res.12967
ISSN1982-4718
AutoresTomás Undurraga, Antônio José Pedroso Neto,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoObjetivo do texto: explorar as relações dos jornalistas da economia com agentes do campo econômico e do campo dos economistas como hierarquizantes de perspectivas sobre a economia. Analisamos 58 entrevistas com jornalistas. Partimos da noção de illusio (Pierre Bourdieu) e exploramos o engajamento deles no trabalho: o engajamento a partir da noção de furo; os meios para os furos mais importantes, as fontes; e a formação das perspectivas sobre a economia. Procuramos revelar as posições de suas fontes e formadores nos dois campos. Resultados: a ideia de “mexer com o mercado” hierarquiza textos e autores; fontes de prestígio perpassaram governos, instituições financeiras e são do espaço finanças; jornalistas estabelecem relações de reciprocidade com agentes desse espaço, conseguem furos, entrevistas; realizam a illusio da profissão e estabelecem posições centrais no jornalismo econômico; os modos de aprendizagem e especialização em economia indicam ascendência dos agentes desse espaço, agentes dominantes no mundo econômico.
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