
Marcas na Escola: pichação , grafite e subjetividades no ensino com arte
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 45; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/2175-623688923
ISSN2175-6236
AutoresAnderson Ferrari, Bruna Tostes de Oliveira,
Tópico(s)Public Spaces through Art
ResumoResumo: Como as imagens podem produzir alunos e alunas como sujeitos pertencentes, ou não, a um determinado lugar? Essa questão nos levou para o que é conhecido como pichação para entender os processos de constituição dos sujeitos em meio a discursos de valorização e desvalorização dessa expressão e marca na cidade. Trabalhamos com a perspectiva pós-estruturalista, com especial inspiração nos estudos de Michel Foucault para pensar que somos resultado de discursos atravessados por relações de poder. Assim, a pichação torna-se um problema de diferentes discursos imersos nos jogos de verdadeiro e falso que acabam por constituir esse objeto de pensamento.
Referência(s)