
O RÁDIO NA ESTÉTICA DO FUTURISMO ITALIANO: O MANIFESTO LA RADIA
2020; Volume: 4; Issue: 7 Linguagem: Português
10.32459/revistalumen.v4i7.97
ISSN2447-8717
AutoresRoberto D ́Ugo Júnior, Vanessa Beatriz Bortulucce,
Tópico(s)History, Culture, and Society
Resumo<p>Este artigo apresenta, pela primeira vez em língua portuguesa, o Manifesto <em>La Radia</em>, escrito em 1933 por Filippo Tommaso Marinetti e Pino Masnata, nomes do Futurismo italiano. O manifesto em questão assinala um dos elementos importantes na poética da vanguarda naquele momento, a saber, a celebração da máquina, porém desta vez não mais tendo o automóvel ou o avião como únicos paradigmas, mas abarcando todos os aparelhos e dispositivos que caracterizam a sociedade moderna. Neste sentido, o Futurismo passou a se dedicar a aspectos que transcenderam o caráter material das máquinas, enfatizando os potenciais intangíveis, metafísicos e espirituais destas, interessando-se cada vez mais pelas teorias científicas. Neste contexto, o rádio tomaria a posição central da máquina que não somente é uma revolução tecnológica <em>per se</em>, mas que concentra possibilidades comunicativas que vão muito além daquilo que se conhecia.</p>
Referência(s)