Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O conhecimento quilombola e as plantas medicinais como recurso didático para o ensino de ciências

2019; Universidade Estadual do Suodeste da Bahia; Volume: 4; Issue: 8 Linguagem: Português

10.22481/odeere.v4i8.5769

ISSN

2525-4715

Autores

Wagner de Jesus Silva, Milene Maria da Silva-Castro,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

A utilização das plantas pela espécie humana ocorre das mais variadas maneiras, principalmente, na alimentação, vestimenta, no tratamento e cura de doenças. Dentre os grupos culturais que usam as plantas medicinais, encontram-se os povos remanescentes dos quilombos. O conhecimento que os quilombolas possuem é baseado em valores, símbolos, crenças e mitos. Hábitos e costumes estão diretamente envolvidos com o ambiente e esta relação permitiu que estas comunidades acumulassem conhecimentos. Deste modo, a Lei nº 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira em instituições de ensino. Assim, o presente relato de experiência foi realizado por intermédio de uma intervenção, desenvolvida em três encontros e uma visita à UESB, sendo um conjunto de atividades mediadas pelo professor, que permite aos discentes questionar, sanar dúvidas e realizar ações. Assim, as visitas ao HUESB e ao LPN contribuíram para que os estudantes fizessem uma associação entre o conhecimento popular e o conhecimento científico e entendessem como esses estão entrelaçados, bem como perceber a relevância de ambos os conhecimentos para a história da Ciência. Palavras-chave: Educação informal; Pedagogia crítica; Educação Quilombola.

Referência(s)