Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação em tempo integral no Brasil: rupturas, avanços, permanências e desafios de uma política pública no contexto escolar

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português

10.14393/repod-v8n3a2019-52565

ISSN

2238-8346

Autores

Ediléia Alves Mendes Souza, Gabriel Humberto Muñoz Palafox, Maria Vieira Silva, Robson Luiz de França,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Na presente entrevista, por meio do diálogo estabelecido com uma professora engajada na luta em defesa da educação pública, propõe-se a fazer uma análise a respeito da educação integral em tempo integral. Para tal abordou-se alguns dos principais aspectos que influenciam na implementação e desenvolvimento dessa política no contexto escolar brasileiro. As reflexões contribuem para fomentar a crítica em torno de concepções vigentes, da estrutura, da legislação, ressaltando-se rupturas, avanços e lacunas que ainda persistem. O balanço analítico em torno da experiência dos Ciep, no Rio de Janeiro nas décadas de 1980/1990, coloca em discussão os limites e desafios dessa política e ao mesmo tempo resgata-a enquanto possibilidade de melhoria do ensino público promovendo maior igualdade educacional visto que permite ampliar as experiências formativas dos alunos, sobretudo das camadas populares.

Referência(s)