
Mudança de paradigmas: desafio para o professor de educação superior
2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.34117/bjdv6n1-296
ISSN2525-8761
AutoresRudimar Gomes Bertotti, Gisele Rietow Bertotti,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEm razao do relevante papel que as Instituicoes de Educacao Superior desempenham em uma sociedade, principalmente formando profissionalmente seus cidadaos, e necessario que estas organizacoes se capacitem para responder com maior agilidade as demandas, deixando para tras paradigmas conservadores e ultrapassados e dando lugar a novos paradigmas que facam com que os professores nao so realizem o processo de transmitir o conhecimento, mas que sejam capazes de criar ou aprofundar o proprio conhecimento em suas areas. Partindo da hipotese que e possivel implantar mudancas na pratica pedagogica da educacao superior, o objetivo geral do presente artigo e discorrer sobre a questao dos paradigmas conservador e emergente nessa area da educacao e refletir acerca das mudancas necessarias na pratica pedagogica. Para alcancar o objetivo mencionado utilizou-se a pesquisa bibliografica, apoiada em livros, revistas e artigos especializados.Como conclusao destaca-se que as IES estao sendo desafiadas pela sociedade, que exige uma nova instituicao que produza e dissemine o conhecimento, equipando os alunos com ferramentas para que construam uma sociedade mais justa e solidaria. Nesse sentido, procurar novos paradigmas que resgatem a educacao superior do comportamento conformista vigente e essencial.
Referência(s)