Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Criatividade, Autoria e Argumentação na Escola: subjetividade em discurso

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 45; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/2175-623691070

ISSN

2175-6236

Autores

Noilma Alves Martins, Soraya Maria Romano Pacífico,

Tópico(s)

Discourse Analysis in Language Studies

Resumo

Resumo: O objetivo da pesquisa foi investigar os sentidos que alunos do 5º ano de uma escola pública de Ribeirão Preto - SP, dão à linguagem escrita - à produção textual que possibilita a polissemia, criatividade e autoria. Foram realizadas rodas de conversa com os alunos para conhecimento de suas relações com a produção textual escrita e com a escola. A Análise de Discurso pecheuxtiana norteou a análise por meio de conceitos como subjetividade, discurso, ideologia, memória discursiva e autoria. Os resultados apontam que os discursos produzidos pelos alunos sobre a escrita, muitas vezes, apoiam-se nos discursos dominantes que circulam na sociedade; quando se apoiam em suas próprias subjetividades, aproximam-se mais da polissemia e da criatividade.

Referência(s)