
Criatividade, Autoria e Argumentação na Escola: subjetividade em discurso
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 45; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/2175-623691070
ISSN2175-6236
AutoresNoilma Alves Martins, Soraya Maria Romano Pacífico,
Tópico(s)Discourse Analysis in Language Studies
ResumoResumo: O objetivo da pesquisa foi investigar os sentidos que alunos do 5º ano de uma escola pública de Ribeirão Preto - SP, dão à linguagem escrita - à produção textual que possibilita a polissemia, criatividade e autoria. Foram realizadas rodas de conversa com os alunos para conhecimento de suas relações com a produção textual escrita e com a escola. A Análise de Discurso pecheuxtiana norteou a análise por meio de conceitos como subjetividade, discurso, ideologia, memória discursiva e autoria. Os resultados apontam que os discursos produzidos pelos alunos sobre a escrita, muitas vezes, apoiam-se nos discursos dominantes que circulam na sociedade; quando se apoiam em suas próprias subjetividades, aproximam-se mais da polissemia e da criatividade.
Referência(s)