Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Jogos digitais educacionais para o desenvolvimento da leitura e da escrita

2019; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22481/lnostra.v7i1.13179

ISSN

2317-2320

Autores

Regina Cláudia Pinheiro, Graça Rosane Mendes Cavalcante,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Os jogos digitais educacionais têm se tornado uma importante ferramenta de aprendizagem em muitas escolas devido à forte atração que eles provocam em crianças e adolescentes. Sendo assim, no presente trabalho, objetivamos verificar como os jogos digitais educacionais contribuem para o processo de desenvolvimento de leitura e escrita com crianças da Educação Infantil. Para tanto, utilizamos os pressupostos teóricos de alguns autores que abordam as temáticas, tais como Ferreiro (1995), Ferreiro e Teberosky (1999), Coelho (2000), Zeferino e Pires (2015), Ribeiro e Coscarelli (2009) e Prensky (2012). Esta pesquisa, de cunho qualitativa, ocorreu a partir da aplicação de um jogo digital com uma criança que se encontra na fase dos cinco anos. Utilizamos como instrumento o jogo digital Pato Pateta, que foi construído no projeto de pesquisa da Universidade Estadual do Ceará, Práticas Escolares para o Desenvolvimento do Letramento Digital – PREDLED. Os resultados demonstraram que os jogos digitais educacionais fazem parte de um grupo poderoso de atividades que conseguem atrair a atenção dos alunos e os auxiliam durante o processo de aquisição da leitura e da escrita. Sendo assim, consideramos que avaliar jogos digitais disponíveis em repositório contribui para auxiliar os professores na seleção dessa ferramenta para utilização em sala de aula.

Referência(s)
Altmetric
PlumX