O levantamento de repintes e a percepção da imagem – A escultura de São Mateus Evangelista da Igreja Matriz do Sardoal
2019; Issue: 9 Linguagem: Português
10.37935/aion.v0i9.236
ISSN2183-7082
AutoresMargarida Marques Cerdeira, Mariana Pinheiro Lourenço, Ana Bidarra,
Tópico(s)Maritime and Coastal Archaeology
ResumoUma escultura em madeira policromada representando São Mateus Evangelista (séc. XVII/XVIII), pertencente à Igreja Matriz do Sardoal, foi alvo de uma intervenção de conservação e restauro no Laboratório de Escultura do Instituto Politécnico de Tomar. O trabalho revelou-se um ponto de reflexão importante não só no âmbito académico, como na sua contribuição para o estudo da História da Arte e da percepção da imagem. A escultura apresentava-se repintada, tal como acontece com inúmeros bens culturais portugueses deste período. Uma observação atenta permitiu identificar a presença de policromia subjacente, posteriormente comprovada pela análise de cortes estratigráficos, bem como pela realização de janelas de sondagem. A questão do levantamento de repintes continua a ser uma opção desafiante na Conservação e Restauro, não só pelas questões de ordem ética, como pelas dificuldades técnicas que envolvem este processo. Esta intervenção apresenta um ponto de reflexão importante a respeito do levantamento – ou não – de repintes na escultura policromada portuguesa.
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