Smartphone e Sarcopenia – uma nova maneira de atividade física
2019; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5335/rbceh.v16i1.10471
ISSN2317-6695
AutoresErim Andressa de Oliveira Ignacio, Karla Helena Coelho Vilaça, Gustavo de Azevedo Carvalho,
Tópico(s)Sharing Economy and Platforms
ResumoIntrodução: A comunicação está em uma constante evolução no sentido de desenvolvimento e crescimento de tecnologias voltadas a comunicação móvel (FIGUEIREDO; NAKAMURA, 2003). Com a popularização dos laptops, palmtops e smartphones, a comunicação via satélite nesses dispositivos facilitou o acesso de serviços e aplicações para seus usuários (FIGUEIREDO; NAKAMURA, 2003). Em específico, o smartphone é uma tecnologia que combina a comunicação móvel e computação em um único dispositivo (MOSA et al, 2012). Tendo em vista o envelhecimento humano e a necessidade de incluir essas pessoas nessanova forma de comunicar-se, este trabalho tem como objetivo a criação de jogo para smartphones. Método: A amostra será do tipo ANOVA onde contará com 25 pessoas em que será aplicado questionário em 3 momentos distintos, sendo eles no começo, meio e final do projeto. Farão parte do projeto idoso que possuem smartphone e utilizem para lazer, sendo critério de exclusão idoso com deficiência visual e baixo cognitismo. Desenho do estudo: Desenvolver um aplicativo para smartphone em linguagem IOS e Android capaz de fazer a interação dos idosos ao ambiente virtual através de um aplicativo de jogo interativo. O jogo será de desafios, no modelo de quiz, onde os jogadores poderão desafiar seus amigos a fazer tarefas. O aplicativo trará um banco de tarefas especifica para cada nível, isto é conforme o usuário for alcançando níveis mais alto as tarefas tornam-se mais complexas, ex: levantar os braços para levantar um objeto especifico.Conforme o proposto, o aplicativo terá uma lista de amigos em que o idoso poderá adicionar ou permitir que o próprio app procure pessoas conhecidas que tenham instalado o jogo. A interface do jogo será um avatar que o próprio usuário poderá montar, conseguindo novos acessórios conforme os níveis forem passando os idosos. Além de serem desafiados a realizar uma tarefa, terão tempo para completa-las de acordo com a complexidade da tarefa. O app terá o nome de “vovô desafia” e será focado ao idoso interagir um com os outros e a prática de uma atividade física para a melhora das atividades diárias. Após baixar e instalar o app, o idoso montará seu avatar e poderá jogar tanto com amigos como com uma inteligência artificial. Após o avatar estar pronto, começará o jogo. O app selecionará um amigo e uma atividade, que constarão em lista especificas, aleatoriamente. O idoso que receber o desafio aparecerá na tela de seu smartphone nome do desafiante e atarefa a ser realizada onde este poderá aceitar ou rejeitar, caso rejeite perderá pontos o que dificultará a passar para o próximo nível. Também perderá pontuação caso não termine a tarefa no tempo estipulado. Fase do projeto: primeira fase - desenvolver aplicativo no formato de jogo quis para a base Android e IOS. Segunda fase - realização de questionários para colher informações de usabilidade e aceitabilidade do app pelos idosos.
Referência(s)