
ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA MARÉ SOB A REMOBILIZAÇÃO DO MATERIAL EM SUSPENSÃO NO PERÍODO DE ENCHENTE NO CANAL DO PORTO DA BARRA GRANDE, ICAPUÍ- CE
2020; Volume: 29; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18190/1980-8208/estudosgeologicos.v29n2p54-62
ISSN1980-8208
AutoresGuilherme Augusto Mendonça Maia, Ian Cerdeira de Oliveira Souza, João Capistrano de Abreu Neto, George Satander Sá Freire, Matheus Edson Medeiros,
Tópico(s)Marine and Offshore Engineering Studies
ResumoOs canais de maré são classificados como áreas que possuem a maré como principal agente de transporte. Diante ao fluxo bidirecional, presente ao longo do canal, são formados bancos arenosos não vegetados circundados, normalmente, por planícies lamosas vegetadas, onde, ocasionalmente o tráfego hidroviário pode ser interrompido, devido ao acúmulo de sedimentos ao redor dos bancos. O Porto da Barra Grande, localizado no município de Icapuí, extremo leste cearense, é utilizado pela comunidade local como estaleiro e ancoradouro para os barcos pesqueiros da região, margeado por mangues e salinas a área apresenta atividade intensas. A economia local está fortemente ligada a atividade pesqueira, que vem sendo prejudicada pelo progressivo assoreamento do canal, dificultando a navegação dos barcos. Dessa maneira, essa pesquisa teve como objetivo analisar e avaliar a influência da maré de enchente na taxa de sedimentação e erosão dentro do canal, a fim de auxiliar nas políticas de gestão, levantando aspectos como velocidade e direção da corrente, material em suspensão e morfologia de seções do canal. Para isso, realizou-se medições no canal em um turno de seis horas consecutivas durante o período de enchente, com coletas de amostras de material em suspensão, leituras regulares do nível de profundidade do canal e aquisição de dados correntométricos. Diante às aquisições e observações em campo, calculou-se a vazão líquida e sólida do canal correspondente ao período, demonstrando a intensa dinâmica de transporte dos sedimentos em suspensão no canal. Através dos resultados comprovou-se a alta dinâmica sedimentar do material em suspensão e caracterizou-se o comportamento hidrodinâmico local sob influência da maré. Dessa forma, os resultados auxiliam em pesquisas para o gerenciamento de obras costeiras futuras, com a finalidade de sanar o contínuo assoreamento do canal que impacta diretamente às atividades econômicas e sociais da região.
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