
A cocriação de valor em estabelecimentos hoteleiros por meio do site TripAdvisor
2020; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.6008/cbpc2179-684x.2020.001.0012
ISSN2179-684X
AutoresBruna Lourena de Lima Dantas, Janayna Souto Leal, Amanna Ferreira Peixoto, Rayane Fernandes Mano, Nélsio Rodrigues de Abreu,
Tópico(s)Customer Service Quality and Loyalty
ResumoA Lógica Dominante do Serviço (SDL) apresenta a ideia da cocriação de valor como um processo dialógico, em que consumidores e empresas interagem para criar valor. Logo, o objetivo do artigo é analisar o processo da cocriação de valor em estabelecimentos hoteleiros na cidade de João Pessoa/PB por meio do site TripAdvisor. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, em que foram entrevistados os participantes do processo da cocriação no ambiente hoteleiro: os gerentes dos hotéis mais bem avaliados pelos usuários do site na referida cidade, bem como 12 hóspedes que fizeram as suas avaliações no site TripAdvisor. Para a análise das entrevistas, foi utilizada a técnica da análise de conteúdo. Em termos de resultados, observou-se que alguns aspectos contribuem significativamente para a criação de valor, quais sejam a localização, conforto e atendimento, além do desejo dos clientes terem as suas expectativas atendidas e superadas. Dessa forma, percebeu-se que as avaliações no site TripAdvisor são fundamentalmente úteis para a criação de valor antes da hospedagem, cujos usuários entrevistados disseram buscar informações sobre os hotéis em que pretendem se hospedar neste portal.
Referência(s)