
Educação a distância e formação profissional do/da assistente social: elementos para o debate
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 23; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/1982-02592020v23n1p90
ISSN1982-0259
AutoresPatrícia Palmeira Gonçalves, Cláudia Neves da Silva,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoResumo Este artigo tem por objetivo analisar em que medida a formação em Serviço Social a distância se fundamenta ou se distancia dos princípios das diretrizes curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) de 1996. O Ensino a Distância está previsto na política educacional de ensino superior no Brasil e se caracteriza pela mercantilização e por um discurso de democratização que escamoteia a precarização do ensino. Não temos por intenção fazer críticas ou julgamentos em relação aos trabalhadores ou estudantes desta modalidade. Verificamos que o ensino a distância tem se operacionalizado como ensino de massa e a padronização e a tecnologia como mediador principal submete os trabalhadores à alienação do trabalho. Esse é um determinante do processo formativo nessa modalidade. Outras características levantadas foram, a superficialidade do material apostilado, que não contempla o rigor teórico-metodológico preconizado pelas diretrizes da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social e a inexistência do tripé ensino-pesquisa-extensão.
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