Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

“Um operoso e erudito estudioso da história de nossa pátria”

2020; Unión Matemática Argentina; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.31057/2314.3908.v7.n2.27670

ISSN

2314-3908

Autores

Magno Francisco de Jesus Santos,

Tópico(s)

Educator Training and Historical Pedagogy

Resumo

Este artigo tem como escopo as questões atinentes ao ensino e à escrita da história escolar na concepção do jesuíta italiano Raphael Galanti (1840-1917). Com a emergência do governo republicano no Brasil, o ensino de história passou por importantes transformações, como a inclusão de novos heróis, a recuperação de um passado com conotação democrática e o fortalecimento da defesa dos valores morais e patrióticos, já elucidada nas obras publicadas ao longo da segunda metade do século XIX. No caso do padre Raphael Galanti, a sua concepção acerca da história do Brasil pode ser compreendida por meio de seus livros escolares, como também por meio dos discursos publicados na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro no descerrar do oitocentos. Neste sentido, o ensino de história proposto por Galanti expressava uma preocupação vigente na historiografia escolar da época no processo de edificação da memória republicana respaldada na mitificação de novos heróis.

Referência(s)