Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O ENSINO DA LÓGICA DO JOGO DE VOLEIBOL: UMA PROPOSTA A PARTIR DO TEACHING GAMES FOR UNDERSTAND E DO USO DE TECNOLOGIAS

2020; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 26; Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.90766

ISSN

1982-8918

Autores

Carina Lara Sarruge, Guy Ginciene, Fernanda Moreto Impolcetto,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar a utilização do Teaching Games for Understand (TGfU) e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como recursos didáticos no processo de iniciação esportiva do voleibol. Optou-se por uma abordagem qualitativa e a realização de duas etapas: um levantamento diagnóstico com professores de voleibol para identificar as dificuldades táticas dos alunos; elaboração e implementação de uma Unidade Didática em turma de iniciação. Os resultados indicaram que as TIC – em especial a filmagem – em conjunto com o modelo TGfU contribuíram para alcançar os objetivos de ensino, em especial para a compreensão dos elementos táticos do jogo. Concluiu-se que mesmo com dificuldades vivenciadas no decorrer das aulas, muitos alunos adquiriram capacidade de jogar intencionalmente de acordo com os princípios táticos ensinados.

Referência(s)