Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Youtubers mirins e os vídeos unboxing: uma reflexão sobre a criança conectada nas tramas da publicidade contemporânea

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22409/rmc.v14i1.38458

ISSN

2178-602X

Autores

Marcelo de Andrade, Gisela G. S. Castro,

Tópico(s)

Social Media and Politics

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar um tipo específico de produção midiática que tem despertado crescente atenção e angariado um conjunto significativo de novos adeptos nos últimos anos: os chamados vídeos unboxing protagonizados por youtubers mirins. No Brasil atual há regulamentações que, a princípio, normatizam a prática publicitária destinada ao público infantil. Nosso trabalho argumenta que os vídeos unboxing protagonizados por personalidades mirins nos canais online constituem um ambiente de forte associação entre a publicidade e as lógicas do entretenimento, uma espécie de brecha utilizada para interpelar as crianças como consumidoras. À revelia das regulamentações vigentes, diversão e promoção de produtos se tornam indissociáveis e interdependentes nessa inquietante nova maneira de brincar da criança conectada às redes sociais online.

Referência(s)