Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O uso do Teste de Alfabetização Científica Básica em estudantes do Ensino Fundamental: análise da confiabilidade de medida nesse grupo

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i3.2447

ISSN

2525-3409

Autores

Patrick Alves Vizzotto, Liane Serra da Rosa, Valesca de Matos Duarte, Luiz Fernando Mackedanz,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Medir a Alfabetização Científica permite avaliar como este construto consegue ser percebido nas inúmeras atividades que visam promovê-la. O Teste de Alfabetização Científica Básica consiste de um questionário com grande potencial de aferir o nível desse conceito. No entanto, a literatura aponta pesquisas que fazem uso desse instrumento, que foi elaborado para egressos da Educação Básica, em alunos do Ensino Fundamental. Assim, a problemática desse estudo visa analisar as características psicométricas dos seus itens para esse público-alvo, questionando se o instrumento se mantém válido para esse grupo. O objetivo do artigo é apresentar os resultados de um teste piloto com 125 alunos, que gerou as análises para responder a esse questionamento. Os resultados ressaltam a discussão sobre a importância de se assegurar as qualidades de validade e confiabilidade dos instrumentos de pesquisa, quando utilizados em indivíduos com diferentes características escolares e sociais daquelas em que o questionário foi elaborado. Sugere-se a sua aplicação em outras amostras dessa população a fim de verificar a estabilidade dos itens e corroborar a estrutura teórica dos resultados obtidos.

Referência(s)