
Apontamentos sobre bibliotecas em escolas do campo no Estado do Paraná
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.1981-0695.2014v9n1.19587
ISSN1981-0695
AutoresMarcos Gehrke, Leilah Santiago Bufrem,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoApresenta os resultados parciais de pesquisa sobre a biblioteca escolar na rede publica estadual do campo, no Estado do Parana, a partir de reflexoes sobre a literatura relacionada ao tema e da analise dessa realidade. Objetiva caracterizar os sujeitos da escola do campo, o espaco fisico, o acervo trabalhado, os acontecimentos e as praticas de uso nas bibliotecas escolares, descrevendo a influencia dessa conjuntura na existencia, no planejamento e nas atividades desenvolvidas e, como decorrencia, sua contribuicao ao processo formativo dos sujeitos escolares. Realiza pesquisa descritiva em campo, com observacao direta e aplicando questionario aos representantes de 425 escolas localizadas no campo, de um universo de 2120 estabelecimentos de ensino da rede estadual, obtendo retorno de 355 (83%) dos representantes das escolas da rede publica estadual do campo, no Parana. Indica para a escola a necessidade de um projeto de leitura e escrita, com o envolvimento da biblioteca. Argumenta que Estado e as universidades devem contribuir para a formacao de profissionais para esta instituicao, sugerindo que a biblioteca escolar no contexto do campo se abra a comunidade, tanto como prestadora de servicos, quanto como provocadora de praticas de escrita e leitura, reafirmando a atualidade da pesquisa em bibliotecas escolares. Conclui pela necessidade de ‘ocupar a biblioteca da escola do campo’, concebendo-a nao somente como espaco de comunicacao, mas de producao de conhecimento. Sugere que o acervo seja tambem produzido localmente e que o Estado faca desta pratica uma politica publica. Palavras-chave: Educacao do campo. Biblioteca Escolar. Leitura. Escrita. Parana. Link para o texto completo (PDF) http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/16673/10209
Referência(s)