
A POLITECNIA NOS DEBATES PEDAGÓGICOS SOVIÉTICOS DAS DÉCADAS DE 20 E 30
2020; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 1; Issue: 18 Linguagem: Português
10.15628/rbept.2020.9575
ISSN2447-1801
AutoresLucília Regina de Souza Machado,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoA Revolução Russa de 1917 possibilitou a discussão da teoria materialista da educação, ensejando, especialmente nas décadas de 20 e 30 – momentos de sistematização dos princípios básicos desse novo referencial –, um debate político-pedagógico bastante rico, que vale a pena ser recuperado face às discussões atuais sobre a experiência soviética, que inclui, por extensão, os aspectos educacionais. Neste artigo, pretende-se abordar o conteúdo deste debate, focalizando-se, especialmente, a questão do ensino politécnico, identificando-se as definições e decisões formuladas, as principais contribuições nesse processo de sistematização, bem como as condições objetivas que condicionaram a materialização destes propósitos naquele momento.
Referência(s)