Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Música positiva católica: confusão como estratégia e o caso da banda Rosa de Saron

2019; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.1982-6605.2019v16n1.42217

ISSN

1982-6605

Autores

Leonardo Oliveira de Almeida,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Em um contexto marcado por controvérsias, o grupo musical católico Rosa de Saron é frequentemente questionado sobre o teor ambíguo ou confuso de suas músicas. Tal fato, que para os membros do grupo pode ser compreendida a partir de uma noção positiva de ambiguidade ou maleabilidade, surge também como elemento estratégico, pautado em uma prática musical e artística que busca legitimar-se como parte de uma das etapas do processo de evangelização, o primeiro anúncio ou querigma. Apostando no potencial de circulação dessas músicas e na multiplicidade de experiências por elas mediadas, religiosas ou não, espirituais ou ainda como “mensagem positiva”, a banda transita entre a evangelização e o mercado fonográfico das majors, produzindo a “música católica que o mercado quer”. Este trabalho tem como objetivo evidenciar que a banda Rosa de Saron e a popularização da “música positiva” podem lançar luz sobre as transformações na produção musical católica brasileira a partir dos anos 1990.

Referência(s)