
Uma proposta interdisciplinar a partir do conceito de energia potencial e suas transformações
2020; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.3895/actio.v1n1.10715
ISSN2525-8923
AutoresEmanuelly Brondani Lima, Lisandra Cordeiro Arruda, Fabio Eduardo Martins, Celso Salamon, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoNo processo de transposicao didatica para as diversas ciencias ensinadas na educacao basica, e comum encontrar lacunas e erros conceituais, alem de leituras distorcidas dos conceitos cientificos que conduzem a situacoes e problemas cotidianos incoerentes com o grau de informacao disponivel no mundo contemporâneo, sendo esse o caso, por exemplo, das decisoes tomadas com base em ideias de senso comum que podem trazer graves consequencias, ate mesmo em relacao a saude e a vida das pessoas. Essas falhas podem ser resultantes dos processos educacionais que se baseiam em memorizacao de conteudos dissonantes do mundo real. Devido a isso, a maioria dos documentos orientadores, como os parâmetros curriculares nacionais, evidenciam a necessidade de uma discussao interdisciplinar como uma possibilidade para promover o enriquecimento conceitual e a alfabetizacao cientifica. Alicercada na ideia de alfabetizacao concebida por Freire, essa e a capacidade de organizar o pensamento de maneira logica e a construcao de uma consciencia critica do mundo que o cerca. O objetivo dessa proposta e explorar o conceito de energia potencial por meio das transformacoes reversiveis e irreversiveis, utilizando a usina hidreletrica como objeto de estudo e fomento da interdisciplinaridade. Processo que envolve a integracao e o engajamento de educadores, num trabalho conjunto de interacao das disciplinas do curriculo escolar entre si e com a realidade, de modo a superar a fragmentacao do ensino. A proposta foi delineada para um total de sete aulas, divididas entre as disciplinas de geografia, historia, sociologia, matematica, quimica e fisica. O desenvolvimento se deu com a parceria dos professores de um colegio estadual e os licenciados de quimica. A integracao das ciencias ocorre por meio de atividades investigativas, experimentais e debates. A primeira concentra-se em explorar a compreensao dos mapas topograficos, hidrologicos e demograficos do Brasil. Assim como a problematizacao das transformacoes nao reversiveis e o conceito de potencia nas pilhas. A segunda dedica-se a elucidacao das transformacoes reversiveis da energia na usina hidreletrica atraves da montagem de um modelo hidraulico. Por fim, a promocao das discussoes incitara a reflexao sobre o custo humano, ambiental e monetario da hidreletrica. No entanto, pela falta do engajamento das disciplinas, excetuas as de quimica e fisica, as atividades incialmente planejadas necessitaram de modificacoes. Ainda sim, apesar da reducao e restricao temporal, denotou-se o esclarecimento do conceito de energia. Tal elucidacao, permitiu a desconstrucao da compreensao limitada, disseminada pelo senso comum, de que a energia e sinonimo de eletricidade. Conclui-se que a interdisciplinaridade e uma ferramenta importante e que obtem bons resultados numa concepcao de ensino diferente do tradicional.
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