Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Saberes docentes em estudos acadêmicos relacionados à história da matemática nos últimos cinco anos

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i3.2429

ISSN

2525-3409

Autores

Ana Carolina Costa Pereira, Verusca Batista Alves, Antonia Naiara de Sousa Batista, Francisco Wagner Soares Oliveira,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Em pesquisas no âmbito da Educação Matemática, é possível notar trabalhos que apontam o potencial da história da matemática para a formação de professores. Ao que se observa, a importância da história repousa no fato dela fornecer alguns saberes necessário ao trabalho do professor, a exemplo, tem-se os que se referem ao conteúdo a ser ensino, pois a história pode indicar o processo de construção dos conhecimentos. No campo da educação, os saberes têm sido utilizados para se pensar a formação de professores sob a perspectiva de alguns estudiosos, como por exemplo Shulman (1986, 1987) e Tardif (2000, 2002). Nesse sentido, nota-se que o quadro teórico sobre os saberes pode subsidiar pesquisas que buscam articular a história da matemática a formação de professores. Nessa perspectiva, teve-se como objetivo apresentar um levantamento de pesquisas dos últimos 5 anos que tratam a formação de professores a partir de uma aproximação entre história da matemática e os saberes docentes. Para tanto, trabalhou-se sob o aporte metodológico do método de investigação de uma revisão sistemática de literatura. As pesquisas catalogadas e analisadas revelaram que o trabalho com a história da matemática na formação de professores não tem sido articulado e/ou subsidiado pelas referências que tratam dos saberes docentes. Algumas pesquisas até trazem considerações de autores como Lee Shulman, entretanto eles não têm sido explorados como quadro teórico para olhar a formação do professor. Notou-se uma aproximação muito incipiente, fato que possivelmente minimiza as possibilidades de se pensar a formação do professore de matemática.

Referência(s)
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