Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Educação Ambiental em livros didáticos de Ciências: um estudo de revisão

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.34024/revbea.2020.v15.9976

ISSN

1981-1764

Autores

Luana Hilgert Tonin, Rosângela Inês Matos Uhmann,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica teve por objetivo analisar teses e dissertações no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em atenção ao descritor da EA e Livros Didáticos (LD) de Ciências. As pesquisas foram avaliadas com base em quatro concepções de EA, a saber: ecologia social, ecologia natural, ecologismo e conservacionismo. Observamos que doze pesquisas inclinaram-se para a concepção do conservacionismo e duas na ecologia social. Constatamos que os LD poderiam agregar mais os valores ambientais de forma crítica para que se tenha a mudança desejada: sensibilização, percepção e transformação das concepções na perspectiva da EA.

Referência(s)