
Educação Ambiental em livros didáticos de Ciências: um estudo de revisão
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
10.34024/revbea.2020.v15.9976
ISSN1981-1764
AutoresLuana Hilgert Tonin, Rosângela Inês Matos Uhmann,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEsta pesquisa bibliográfica teve por objetivo analisar teses e dissertações no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em atenção ao descritor da EA e Livros Didáticos (LD) de Ciências. As pesquisas foram avaliadas com base em quatro concepções de EA, a saber: ecologia social, ecologia natural, ecologismo e conservacionismo. Observamos que doze pesquisas inclinaram-se para a concepção do conservacionismo e duas na ecologia social. Constatamos que os LD poderiam agregar mais os valores ambientais de forma crítica para que se tenha a mudança desejada: sensibilização, percepção e transformação das concepções na perspectiva da EA.
Referência(s)