
INVESTIGANDO O CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE EM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
2020; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.36524/saladeaula.v8i1.524
ISSN2316-7297
AutoresAndré Luiz dos Santos, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Andressa De Oliveira Faria Lorenzutti,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste artigo tem por objetivo compartilhar uma experiência ocorrida durante um curso de formação continuada oferecida a professores do Ensino Fundamental do município de Serra – ES. Faz parte de uma pesquisa na linha de formação de professores do Educimat – Programa de Mestrado Profissional em Educação Ciências e Matemática – com validação no Grupo de Estudos e Pesquisa de Educação Matemática do Espírito Santos – GEPEM-ES. Nosso objetivo foi discutir coletivamente o conceito de proporcionalidade, e para tanto utilizamos uma sequência de situações-problemas que foi resolvida pelos professores participantes da formação e discutida coletivamente. Utilizamos como referencial teórico os textos dos estudiosos Brent Davis; João Pedro da Ponte e colaboradores e Alina Galvão Spinillo. Foi possível verificar que alguns saberes inerentes à docência, (re)construídos no ambiente coletivo, propiciam transformações nos saberes do conteúdo matemático do professor, e esse, por sua vez, reflete no processo de ensino e aprendizagem da matemática em sala de aula.
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