Interface de busca do Google e Yahoo: a experiência do usuário sob o olhar do eye tracking
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.1981-0695.2017v12n1.34043
ISSN1981-0695
AutoresCecílio Merlotti Rodas, Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti, Silvana Drumond Monteiro,
Tópico(s)Information Science and Libraries
ResumoA quantidade de páginas disponibilizadas na Web atingiu um tamanho tão grande que se tornou impossível recuperar informações manualmente, necessitando-se de mecanismos que possam ajudar nesse processo. Nesse contexto, os mecanismos de busca podem ser considerados como uma importante categoria do ciberespaço, especialmente para a área da Ciência da Informação, porque diz respeito à organização do conhecimento nesse ambiente, de tal forma que o Google tem sido considerado a porta de entrada no ciberespaço. Isso evidencia a importância que as interfaces de tais mecanismos podem ter sobre o comportamento informacional das pessoas. Recentes pesquisas mostram que nos últimos anos novos elementos contendo dados estruturados foram inseridos nas páginas de resultados do Google o que pode criar condições para mudanças no comportamento dos usuários. Neste trabalho apresenta-se características da tecnologia de eye tracking e seu uso em User Experience, com a apresentação de alguns resultados obtidos por meio uma investigação experimental, comparando o comportamento de usuários diante das páginas de resultados do Google e Yahoo. Observou-se que nos testes com o Google os participantes precisaram de cerca de 30% a menos de tempo para se decidirem sobre a escolha do link. Acredita-se que os participantes podem ter sofrido influência do elemento conhecido como rich snippet. Os resultados mostram que a interface foi capaz de influenciar o comportamento dos participantes quanto à escolha do melhor link, evidenciando a importância da apresentação dos resultados no processo de tomada de decisão de seus usuários.Palavras-chave: Páginas de Resultados de Mecanismos de Busca. Google. Yahoo. Experiência do usuário. Eye Tracking.Link: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/28697
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