Artigo Acesso aberto

Território, educação e língua: notas sobre a afirmação étnica Munduruku no Baixo Tapajós

2019; Universidade Fedal do Oeste do Pará; Volume: 3; Issue: 5 Linguagem: Português

10.30810/rcs.v3i5.987

ISSN

2594-3987

Autores

José Maurício Arruti, Judith Costa Vieira, Sâmela Ramos da Silva,

Tópico(s)

Indigenous Cultures and History

Resumo

Este texto se constitui em um exercício preliminar de aproximação entre duas temáticas tão interligadas nos contextos de luta por reconhecimento indígena e ainda um pouco distanciadas no contexto de produção analítica. Tratase da tentativa de articular o estudo da retomada das línguas indígenas nos processos de luta territorial, mas especificamente, da intenção de compreender qual o papel que a demanda e implantação de ações de resgate de línguas indígenas desempenham para os sujeitos em processo de emergência étnica e demanda de reconhecimento dos territórios. Essas discussões foram elaboradas com base em entrevistas, observações em campo e análise documental realizadas em diferentes contextos com os dois grupos, os munduruku de Taquara e os munduruku do Planalto santareno

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