Artigo Acesso aberto Produção Nacional

7. Comunicação, Informação e Imaginário no processo eleitoral brasileiro: o “Messias” Bolsonaro e o mito do rei pela graça de Deus

2020; Issue: 41 Linguagem: Português

10.21747/16463153/41a7

ISSN

1647-9289

Autores

Cláudio Paixão Anastácio de Paula, Eliane Pawlowski Oliveira Araújo, Priscila das Graças Perpétua Saraiva,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Estudos sobre o comportamento do eleitor tem buscado evidenciar fatores que poderiam influenciar a preferencia por determinados candidatos. Dentre as variaveis apontadas e mencionada a insercao dos individuos em determinados contextos, como, por exemplo, as redes sociais digitais, redes que foram utilizadas macicamente na ultima eleicao presidencial brasileira, ocorrida em 2018, para divulgar a campanha de Jair Messias Bolsonaro que logrou exito ao vencer o pleito.Nesse sentido, buscou-se analisar a influencia de fatores simbolicos, como o mito do rei pela graca de Deus proposto por Marilena Chaui,na epoca da campanha presidencial. Foram analisadas tres postagens no Youtube numa tentativa de identificar se, e quais elementos constituintes desse mito poderiam ter sido suscitados no imaginario dos eleitores quando das eleicoes. Como resultado, foi possivel perceber a presenca de uma dimensao simbolica nos discursos, fato que auxiliou a compreender o movimento por tras das opcoes de voto que elegeram o candidato. Especula-se, finalmente, que o uso dos elementos simbolico-religiosos tenha sido intencional, mas que o seu apelo ao substrato imaginario maior tenha sido involuntario por esses conteudos ja estarem encravados na mentalidade brasileira. Palavras-chave: . Eleicao presidencial brasileira; redes sociais digitais; mito do rei pela graca de Deus; fenomeno infocomunicacional.

Referência(s)