
Estudo cognitivo em sujeitos com esquizofrenia de um Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS)
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português
10.20396/etd.v22i1.8652820
ISSN1676-2592
AutoresEva Teresinha de Oliveira Boff, Ana Júlia Forchesatto, Marcele Homrich Ravasio,
Tópico(s)Schizophrenia research and treatment
ResumoA investigação teve como objetivo identificar os principais déficits cognitivos matemáticos em sujeitos com esquizofrenia de um grupo terapêutico de um CAPS. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, transversal desenvolvida no CAPS de Ijuí/RS. Utilizou-se o instrumento do programa Brasil alfabetizado de matemática. Os resultados obtidos foram definidos a partir de quatro categorias, guiadas pela matriz de análise. Os resultados indicaram que os sujeitos apresentam déficits cognitivos que variam, com importantes impactos na vida cotidiana desses sujeitos. Concluiu-se que os sujeitos apresentam dificuldades em todas as categorias, porém maior déficit foi revelado na Categoria IV, a qual envolvia maior grau de complexidade englobando mais de uma operação matemática, operações inversas e escrita de número com zero intermediário. Sugere-se o uso educativo na área da saúde mental de material lúdico, concreto e com repetições para beneficiar em sua reabilitação.
Referência(s)