Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estudo cognitivo em sujeitos com esquizofrenia de um Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS)

2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20396/etd.v22i1.8652820

ISSN

1676-2592

Autores

Eva Teresinha de Oliveira Boff, Ana Júlia Forchesatto, Marcele Homrich Ravasio,

Tópico(s)

Schizophrenia research and treatment

Resumo

A investigação teve como objetivo identificar os principais déficits cognitivos matemáticos em sujeitos com esquizofrenia de um grupo terapêutico de um CAPS. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, transversal desenvolvida no CAPS de Ijuí/RS. Utilizou-se o instrumento do programa Brasil alfabetizado de matemática. Os resultados obtidos foram definidos a partir de quatro categorias, guiadas pela matriz de análise. Os resultados indicaram que os sujeitos apresentam déficits cognitivos que variam, com importantes impactos na vida cotidiana desses sujeitos. Concluiu-se que os sujeitos apresentam dificuldades em todas as categorias, porém maior déficit foi revelado na Categoria IV, a qual envolvia maior grau de complexidade englobando mais de uma operação matemática, operações inversas e escrita de número com zero intermediário. Sugere-se o uso educativo na área da saúde mental de material lúdico, concreto e com repetições para beneficiar em sua reabilitação.

Referência(s)