Universidade na diversidade
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.24115/s2446-6220202061809p.3-6
ISSN2446-6220
AutoresJosé Pedro Amorim, Elane Cristina Tonin, Carme Royo,
Tópico(s)University-Industry-Government Innovation Models
ResumoEste dossiê da Laplage em Revista visa contribuir para a discussão sobre a Educação Superior e as demandas da geopolítica do conhecimento. Em todo o mundo, tem-se massificado e até universalizado o acesso à educação superior (AMORIM, TONIN & MENEZES, 2019; TROW, 1973). Esta universalização, que se verifica já na maioria dos países da OCDE (OECD, 2017), representa, por si só, o acolhimento de pessoas que antes não frequentavam a educação superior. Acresce a isso, no entanto, o agravamento das desigualdades entre pessoas, mas também países, mais ricos e mais pobres. E, em subsequência, fluxos migratórios sobretudo em direção aos países mais favorecidos. Como consequência, diversos sistemas e instituições de educação superior em todo o mundo estão a ser desafiados a desenhar políticas, assim como adotar práticas adequadas e desejavelmente eficazes, de integração desta diversidade crescente (mas também de responsabilidade social, de descolonização do currículo e da educação superior, de transformação).
Referência(s)