
Projeto educação é mais cultura: a interdisciplinaridade em favor da (re)construção da identidade cultural traipuense
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.17648/diversitas-journal-v5i1-1019
ISSN2525-5215
AutoresCristina Simone de Sena Teixeira, Cristiano Cezar Gomes da Silva, Conceição Maria Dias de Lima,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoResumo: O presente artigo tem como objetivo analisar o projeto interdisciplinar intitulado “Educação é + Cultura”, desenvolvido nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Traipu, Alagoas. O propósito é abordar a sua contribuição para a (re)construção da identidade cultural traipuense. O intuito é, também, provocar a reflexão dos profissionais da educação para a importância da prática docente colaborativa no trato de temas transversais que, a exemplo do referido projeto, estimulem a visualização, respeito, valorização e novas interpretações sobre cultura e identidade. Para tanto, adotou-se metodologia de natureza bibliográfica e abordagem qualitativa ancorada em teorias de autores como Bhabha (2007), Fazenda (2011), Freire (1987), Moreira e Candau (2008), Geertz (2001) e Hall (2006), além de embasamento na BNCC (2017). PALAVRAS-CHAVE: Projeto, Identidade Cultural, Interdisciplinaridade.
Referência(s)