Roma, a cidade aberta
2007; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1646-477X
Autores Tópico(s)Italian Fascism and Post-war Society
ResumoPor vezes, o espaco, o tempo e a Historia parecem conspirar para que uma determinada corrente artistica ou ideologica saia da obscuridade e brilhe com todo o seu fulgor. O espaco e a Italia, um dos grandes vertices criativos da Europa, o tempo e a segunda metade dos anos 40, e a Historia e a da II Grande Guerra, que transformara o continente hegemonico do mundo numa pilha disforme de escombros. A corrente cinematografica a sair deste cenario negro seria o Neo-Realismo e teria nas decadas seguintes um enorme impacto cultural e politico. Nao seria apenas a Europa a erigir o Neo-Realismo a categoria dos principais modelos cinematograficos, mas tambem o terceiro mundo, que encontrou no tom e no estilo deste genero uma forma privilegiada de exprimir os conflitos sociais e politicos que o dilaceravam. Mas se a generalidade dos paises europeus tambem tinha vivido intensamente o conflito e padecia precisamente dos mesmos problemas, porque surgiu o Neo-Realismo em Italia? Ao contrario do que acontecera na Alemanha, Mussolini nao se suicidara num bunker. O ditador fascista morrera as maos dos seus proprios compatriotas, os partigiani, pendurado num gancho de carne e abandonado por quase todos. A oposicao interna, quase inexistente na Alemanha, foi sempre uma das principais preocupacoes de Mussolini – alias, os proprios Aliados foram saudados enquanto libertadores, embora a Italia fosse inegavelmente um dos
Referência(s)