Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

TENSÕES NO DISPOSITIVO DA SERIAÇÃO: CURRÍCULO DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA MULTISSERIADA

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.26571/reamec.v8i1.9371

ISSN

2318-6674

Autores

Mari Teresinha Alminhana Panni, Cláudia Glavam Duarte,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O presente artigo busca identificar e analisar os tensionamentos que a Multisseriação provoca na forma de organização escolar seriada, especificamente no que tange ao currículo de matemática. A pesquisa foi realizada em uma escola multisseriada localizada no interior do Estado do Rio Grande do Sul e teve como questões centrais: Como a organização da multisseriada proposta pela Escola Estadual de Ensino Fundamental José Martins Correa Filho em Santo Antônio da Patrulha/RS tensiona o Dispositivo da Seriação? E que ressonâncias tais tensões podem ocasionar no currículo de matemática escolar? As ferramentas teórico-metodológicas utilizadas estão vinculadas à produção do filósofo Michel Foucault com ênfase no conceito de dispositivo. O exercício analítico realizado tratou de problematizar as ressonâncias que as tensões ocasionadas pela Multisseriação provocavam no currículo de matemática evidenciando uma prática que acabava por fissurar a hierarquia e linearidade do currículo de matemática desenvolvido na sala de aula. Por fim, a Multisseriação é um modelo de organização escolar curricular e metodológico desafiador para o docente, pois diante de tal organização o professor reinventa o espaço escolar, suas metodologias, currículo e avaliações. Porém, pontua-se a necessidade de mais intervenções na formação dos professores para o trabalho com as salas/escolas multisseriadas.

Referência(s)