O CONHECIMENTO CIENTÍFICO: a grande aventura da razão
2008; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1809-4783
AutoresEliany Alvarenga de Araújo, Gustavo Henrique de Araújo Freire,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoAborda a formacao de recursos humanos de alto nivel (doutorado) no campo da Ciencia da Informacao desenvolvida no pais. Esta atividade tem sido desenvolvida neste campo de conhecimento cientifico, bem como em outros campos de conhecimento, por meio de programas de pos-graduacao devidamente avaliados e credenciados pela agencia governamental dedicada ao tema - a CAPES. Na Ciencia da Informacao desenvolvida no Brasil o processo de doutoramento teve inicio na decada de 1990 e tem se ampliado progressivamente. Entretanto, visando ampliar este processo, a CAPES tomou a iniciativa de propor a titulacao de doutoramento por meio de um outro instrumento - o Programa de Doutorado Interinstitucional - DINTER. Neste programa um Programa de Pos-Graduacao bem classificado (5 ou 4) pela CAPES oferece vagas para uma instituicao que tenha recursos humanos interessados em tal processo de formacao de recursos humanos de alto nivel. Seguindo esta orientacao, o Departamento de Ciencia da Informacao-DCI, da Universidade Federal da Paraiba-UFPB (Instituicao Receptora) propos, e recebeu aprovacao da CAPES, um programa DINTER em conjunto com o Programa de Pos-Graduacao em Ciencia da Informacao-PPGCI, da Escola de Ciencia da Informacao-ECI, da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG (Instituicao Promotora) e o Departamento de Ciencia da Informacao-DCI, da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (Instituicao Associada). Afirma que este programa constitui-se, no momento, a maior acao planejada de formacao de recursos humanos de alto nivel em Ciencia da Informacao no pais. Acesso ao texto completo (PDF)
Referência(s)