Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Make it happen: the politics of self-actualisation in start-up companies in Brazil and in the United Kingdom

2020; Centro em Rede de Investigação em Antropologia; Issue: vol. 24 (3) Linguagem: Português

10.4000/etnografica.7854

ISSN

2182-2891

Autores

Louise Scoz Pasteur de Faria,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

As empresas startup representam hoje a elite do empreendedorismo global. A busca por autorrealização é o que mobiliza os sujeitos em sua jornada empreendedora, um imaginário profundamente atrelado a um conjunto de práticas relacionadas à expressão e dramatização dos afetos. Nesse artigo, me volto para a categoria "faça acontecer", prevalente em empresas startup. Busco compreender esse "fazer acontecer" a partir de uma perspectiva etnográfica. Meu objetivo é incorporar sentidos e práticas situados e contextuais e, assim, pensar sobre a experiência empreendedora no contexto de mudanças político-econômicas estruturais. Meu trabalho de campo foi conduzido entre os anos de 2014 e 2017 no Brasil e no Reino Unido, com jovens empreendedores e suas redes de investidores, consultores e experts no processo de estruturação de suas empresas.

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