
Make it happen: the politics of self-actualisation in start-up companies in Brazil and in the United Kingdom
2020; Centro em Rede de Investigação em Antropologia; Issue: vol. 24 (3) Linguagem: Português
10.4000/etnografica.7854
ISSN2182-2891
Autores Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoAs empresas startup representam hoje a elite do empreendedorismo global. A busca por autorrealização é o que mobiliza os sujeitos em sua jornada empreendedora, um imaginário profundamente atrelado a um conjunto de práticas relacionadas à expressão e dramatização dos afetos. Nesse artigo, me volto para a categoria "faça acontecer", prevalente em empresas startup. Busco compreender esse "fazer acontecer" a partir de uma perspectiva etnográfica. Meu objetivo é incorporar sentidos e práticas situados e contextuais e, assim, pensar sobre a experiência empreendedora no contexto de mudanças político-econômicas estruturais. Meu trabalho de campo foi conduzido entre os anos de 2014 e 2017 no Brasil e no Reino Unido, com jovens empreendedores e suas redes de investidores, consultores e experts no processo de estruturação de suas empresas.
Referência(s)