
A linguagem cinematográfica “atravessando” o teatro de Jorge Andrade: A Moratória, Rasto Atrás e O Sumidouro
2020; Uniabeu; Volume: 10; Issue: 16 Linguagem: Português
ISSN
2238-2127
Autores Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoEste texto tem como objetivo identificar – nas pecas A Moratoria (1954), Rasto Atras (1966) e O Sumidouro (1969) – a presenca da linguagem cinematografica usada pelo dramaturgo Jorge Andrade (1922-1984) na construcao destas tres obras. No recorte proposto, alem de analisar estas caracteristicas dramaturgicas, tambem vamos identifica-las nas encenacoes de Gianni Ratto (1916-2005) para A Moratoria (1955) e Rasto Atras (1967). Para a proposta deste trabalho, sera utilizado o conceito de “teatro atravessado” de Christophe BIDENT (2016) que, assim, denomina as interferencias, verificadas a partir da cena contemporânea, de outras linguagens artisticas, do uso de novas tecnologias e da adocao de espacos fisicos nao convencionais para a realizacao de apresentacoes teatrais.
Referência(s)