Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estudo Morfoanatômico e Atividade Antibacteriana do Óleo Essencial, Extrato Bruto e Frações das Folhas de Macairea radula (Bonpl.) Dc.

2020; UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21664/2238-8869.2020v9i1.p499-523

ISSN

2238-8869

Autores

Luciana Uchôa Tomé, Heleno Dias Ferreira, Larissa Gonçalves de Oliveira, Virgínia Farias Alves, José Realino de Paula, Wadson da Costa Farias, Leonardo Luiz Borges, Tatiana de Sousa Fiuza,

Tópico(s)

Agricultural and Food Sciences

Resumo

Macairea radula, “capuchinha”, é um arbusto popularmente usado para dermatoses e escabioses. Objetivou-se realizar o estudo morfoanatômico, a triagem fitoquímica, avaliar a atividade antibacteriana do óleo essencial, extrato bruto e frações das folhas. A caracterização macroscópica foi realizada na Serra dos Pireneus, Goiás. Os estudos anatômicos e a triagem fitoquímica foram realizados de acordo com as técnicas convencionais. A avaliação da atividade antibacteriana foi determinada através da Concentração Inibitória Mínima. O óleo essencial foi obtido por hidrodestilação em um aparelho de Clevenger. M. radula possui folhas simples, opostas. A lâmina foliar é hipoestomática, com tricomas em ambas as faces. Observou-se presença de cumarinas, esteroides, triterpenos, taninos, desoxiaçúcares, flavonoides e saponinas. Verificou-se atividade antimicrobiana do extrato bruto e da fração aquosa contra Pseudomonas aeruginosa, das frações diclorometano e acetato de etila contra Listeria innocua. Os resultados abrem perspectivas futuras para seu uso no desenvolvimento de produtos com potencial atividade antibacteriana.

Referência(s)