Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Análise Clássica de Avaliações: Um Estudo de Caso

2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

10.34117/bjdv6n2-197

ISSN

2525-8761

Autores

João Vitor Baptista Moreira, Lidiane Maria Ferraz Rosa, Denílson Junio Marques Soares, Talita Emídio Andrade Soares,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A necessidade de se produzir avaliações consistentes, capazes de estimar com precisão o grau de conhecimento em determinada área, fez surgir, no campo da Psicometria, uma teoria para análise de avaliações, conhecida como Teoria Clássica dos Testes (TCT). Esta teoria, composta por indicadores estatísticos de qualidade de itens, é comumente utilizada na determinação do nível de dificuldade e de discriminação de itens que compõem uma avaliação. Neste artigo, procurou-se aplicar estes conceitos em uma avaliação de matemática aplicada a estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio de Aplicação (CAp-COLUNI) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Para isto, primeiramente realizou-se uma pesquisa bibliográfica, pautada nos principais trabalhos acadêmicos referentes à teoria e, em seguida, com o auxílio dos softwares Excel e R, foram realizadas as análises. Os resultados apontam para uma avaliação deficitária, cujos índices base de precisão e discriminação de itens não foram atingidos. Além disso, houve predominância de questões classificadas como fáceis, o que dificultaria estimar as habilidades dos respondentes. Dessa forma, sugere-se, que o processo de elaboração das avaliações seja mais cauteloso, tomando como princípios os processos de elaboração de itens dispostos na literatura, para que, consequentemente, produzam-se resultados mais significativos quanto à medição de habilidades em determinadas áreas do conhecimento.

Referência(s)
Altmetric
PlumX