Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Educação em enfermagem: criação de uma liga acadêmica para o ensino de urgência e emergência

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i3.2656

ISSN

2525-3409

Autores

Daniel Augusto da Silva, Caroline Lourenço de Almeida, Verusca Kelly Capellini, Rosângela Gonçalves da Silva,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

As Ligas acadêmicas consistem em atividades de caráter extracurricular, centralizadas em um tema específico, onde a formação técnico-científica e humanística dos integrantes, a contribuição para o atendimento e promoção de saúde à comunidade, e o fortalecimento dos estudantes são ações desenvolvidas. Nesta perspectiva, este estudo teve por objetivo relatar a criação e implementação de um projeto de extensão intitulado Liga Acadêmica do Trauma e Emergência, e suas contribuições na formação universitária. Trata-se de um relato de experiência sobre a implantação da Liga Acadêmica do Trauma e Emergência direcionado a alunos do curso de graduação em Enfermagem em uma instituição de ensino superior do interior paulista. As atividades compreendem reuniões administrativas e atividades educativas, que incluem cursos de capacitação teóricos e práticos, direcionados aos integrantes da liga ou à comunidade. Para todas as atividades da liga acadêmica, os integrantes são incentivados e estimulados à participação ativa, assumindo papel de liderança, organização e execução. A inserção da Liga Acadêmica do Trauma e Emergência na graduação em Enfermagem mostrou-se uma importante tecnologia para contribuição do ensino, de modo que possibilita a formação de profissionais críticos, reflexivos e sensibilizados com a temática.

Referência(s)
Altmetric
PlumX