
Tabela periódica: uma proposta pedagógica para o ensino fundamental
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i3.2552
ISSN2525-3409
AutoresAlexandra Geronimo Lopes de Souza, Sheila Pressentin Cardoso,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO artigo apresenta uma proposta pedagógica envolvendo tabela periódica aplicada em turmas do nono ano do ensino fundamental, utilizando recursos didáticos variados com características lúdicas e que permitam uma participação ativa dos alunos, com o objetivo de facilitar a apresentação de conceitos abstratos e simbólicos da química, favorecendo sua compreensão por parte dos estudantes. A atividade foi desenvolvida em duas etapas, com a primeira empregando a técnica da memória estimulada para identificar os conhecimentos dos alunos sobre a presença de elementos químicos no seu cotidiano, envolvendo seus nomes, símbolos e estado físico, e a segunda apresentando a tabela periódica a partir do uso de história em quadrinhos e atividade de pesquisa. Envolveu um estudo de caso, tendo como forma de coleta de dados a gravação das aulas, a produção de material por parte dos alunos e o diário de aula da professora. As etapas foram bem aceitas pelos alunos, permitindo a socialização de ideias e conhecimentos, com a participação ativa das turmas.
Referência(s)