Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Tabela periódica: uma proposta pedagógica para o ensino fundamental

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i3.2552

ISSN

2525-3409

Autores

Alexandra Geronimo Lopes de Souza, Sheila Pressentin Cardoso,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O artigo apresenta uma proposta pedagógica envolvendo tabela periódica aplicada em turmas do nono ano do ensino fundamental, utilizando recursos didáticos variados com características lúdicas e que permitam uma participação ativa dos alunos, com o objetivo de facilitar a apresentação de conceitos abstratos e simbólicos da química, favorecendo sua compreensão por parte dos estudantes. A atividade foi desenvolvida em duas etapas, com a primeira empregando a técnica da memória estimulada para identificar os conhecimentos dos alunos sobre a presença de elementos químicos no seu cotidiano, envolvendo seus nomes, símbolos e estado físico, e a segunda apresentando a tabela periódica a partir do uso de história em quadrinhos e atividade de pesquisa. Envolveu um estudo de caso, tendo como forma de coleta de dados a gravação das aulas, a produção de material por parte dos alunos e o diário de aula da professora. As etapas foram bem aceitas pelos alunos, permitindo a socialização de ideias e conhecimentos, com a participação ativa das turmas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX