
Nossa culinária, nosso patrimônio: narrativas e registros de estudantes de Gastronomia sobre comida e memória social
2019; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2596-3147
AutoresAna Paula Benetti Machado, Éder da Silva Silveira,
Tópico(s)Culinary Culture and Tourism
ResumoEsta discussao emerge como atividade final do curso de pos-graduacao especializacao em Historia da Alimentacao e Patrimonio Cultural, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), no Rio Grande do Sul. Nesta logica, o tema proposto deste estudo tem como pano de fundo o projeto Nossa culinaria, nosso patrimonio, desenvolvido na disciplina de Historia da Alimentacao: cultura e sociedade, do Curso Superior Tecnologico de Gastronomia, da mesma universidade. O projeto, desenvolvido desde o ano de 2015, possui como um de seus objetivos proporcionar aos estudantes a compreensao do alimento como categoria historica e sua relacao com o patrimonio imaterial e com a memoria social de seus municipios de origem. Para tanto, apos o estudo teorico, os alunos sao instigados a identificar e pesquisar sobre uma pratica gastronomica da Regiao do Vale do Rio Pardo (RS), relacionando-a com conteudos relativos aos bens culturais, ao patrimonio cultural imaterial, a comida enquanto cultura e seus aspectos simbolicos, afetivos e identitarios. Alem disso, como materializacao desta pesquisa, os discentes sao convidados a planejar e elaborar uma producao audiovisual, com envolvimento na organizacao de roteiros, definicao de quais os caminhos metodologicos a seguir, assim como atividades de selecao e edicao de som e imagem. A escolha desse projeto como tema de estudo se deu pelo proposito em descrever e analisar algumas praticas culturais gastronomicas da Regiao do Vale do Rio Pardo, identificadas pelos discentes, em comunidades pesquisadas no projeto, como tendo ou nao elementos de patrimonio intangivel e/ou como narrativas de memoria social. E para compreender como emerge a constituicao historica e de memoria coletiva sobre a culinaria no Vale do Rio Pardo, a historia oral foi eleita como o caminho que viabiliza a escuta dessas comunidades, pois ela possibilita aos sujeitos, muitas vezes invisibilizados no campo da Historia, compor novos olhares e vozes sobre o que ja se conhece. Quanto a analise, esta se baseou em elementos da categorizacao na pesquisa qualitativa, inspirada na perspectiva da analise textual discursiva. E, a partir disso, tambem se verificou se o projeto possibilitou aos estudantes experiencias de formacao para a compreensao e construcao dos conceitos de comensalidade, de memoria social e de patrimonio cultural imaterial no ambito da alimentacao. Para isso, como fonte, foram usadas duas producoes elaboradas pelos alunos e, assim, tambem se abriu o espaco para a reflexao sobre os modos de preservacao dos patrimonios gastronomicos e saberes locais, analisando as potencialidades das fontes audiovisuais na pesquisa em historia da alimentacao. Nesse sentido, os audiovisuais, alem de propiciarem contribuicoes para a ilustracao de conteudos da historia da alimentacao, podem viabilizar a preservacao e a divulgacao de saberes e fazeres gastronomicos, assumindo a condicao de dispositivos de salvaguarda do patrimonio intangivel e das narrativas de memoria social e identidade.
Referência(s)